quarta-feira, maio 24, 2006

Liberdade de expressão = imperialismo cultural?



Pessoas, o que vocês acham da questão? Opinem, eu opino amanhã, hoje tou com sono (ou vou jogar FIFA 2006 pra treinar e dar uma surra em Vavá, vocês jamais saberão).

Quais são os limites da liberdade de expressão?
Quais são os limites da liberdade de religião?
Quais são os limites da liberdade de ação?

Ter liberdade é ter limites?

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Bom.. gostaria de ter eu mesma pensado nisso, mas foi Norberto Bobbio relembrado pelo Prof. Dr. Fabiano André na última quarta-feira: liberdade é uma ilusão. Não há como todos terem liberdade, pois não haveria limites e não há como todos sermos limitados, senão não teríamos liberdade. Na realidade, acho q foi em relação à igualdade q ele deu esse exemplo, mas enfim, valeu a intenção pela hora da madrugada!

Mas tb gosto de pensar q liberdade é conhecer, é conhecimento. Não seria apenas o autoconhecimento, mas a sabedoria (como diria a mãe de isabel) para reconhecer os próprios limites no mundo. Talvez o estudo de e a inserção em sociedades modernas proporcione uma maior atuação da moral do q do direito para criar essa barreira filosófica.

Mais além, o direito à liberdade de expressão seria um direito absoluto? Talvez os velhos dogmas jurídicos se confundam com os dogmas religiosos. Ou ainda estes sejam justificativas para aqueles.

Como um antigo chefe de trabalho sempre dizia, todo argumento precisa ser bem fundamentado para ser usado como argumento decisivo. O problema é q a decisão continua pessoal e subjetiva.

5:28 AM  
Anonymous Anônimo said...

A vida é feita de escolhas? Hahaha, será q existem escolhas qd somo subjetividades coletivas? Conhecimento n traz liberdade, ele é uma manifestação d poder, concordo c Bobio (assim como a Fernanda), mas a se a liberdade é uma ilusão...Vivamos essa ilusão, ou viraremos esquisofrenicos...Amemos a vida, como todo esse jeito de montanha russa( q eh o q da graça a ela)...Vivamos tb essa ilusão de liberdade...Mas por favor n me falem q o homem é um ser autonomo...hahahaha...Mesmo q n seja tenho q agradecer a escolástica por ter me dado a ilusão do livre-arbitrio...

1:30 PM  
Anonymous Anônimo said...

Faltou apenas uma coisa...seja lá o q seja essa coisa q chamamos de liberdade...msm q seja uma ilusão de escolhas condicionadas A LIBERDADE EXIGE CERCAS...ao ultrapassarmos essa cerca nos deparamos c uma falta de liberdade, ond a ilusão se desmancha e caminhamos p o abismo, seja lá ele qual for...

1:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

eu gosto dessa idéia de que a liberdade exige cercas...

=]

1:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

Como diria o comandante Adama.

"É tudo uma questão de contexto"

:D

6:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sim, liberdade exige cercas, há necessidade de limites. Concordar com isso nem por isso faz a questão absoluta e resolvida. Qul o direito de censura? E mais importante ainda, quem diabos pode exercer esse direito? Pra mim a liberdade de expressão, ainda que vestida de vilã, de imperialismo cultural, está mitigada demais.

12:47 PM  
Blogger Mariana said...

Fernanda, na verdade quem disse isso foi Montesquieu, no antiquissimo livro o espirito das leis.

Artur, a maioria das suas perguntas eu ainda não tenho resposta em definitivo. De todo modo os limites da liberdade são tão dificeis quanto estabelecer a igualdade entre os homens.

12:46 AM  

Postar um comentário

<< Home