quinta-feira, maio 10, 2007

Clipping 003

Petrobras produz diesel com aroma de banana

A Petrobras está comemorando o sucesso das vendas do diesel premium Verana, com aroma de banana caramelizada e desenvolvido para o mercado náutico de lazer. Lançado no dia 3 de abril em seis postos flutuantes de cidades dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, o diesel aromatizado já contabilizou 1 milhão de litros comercializados.

Para se chegar ao Verana, a Petrobras demandou R$ 3 milhões em pesquisas que duraram dois anos. O diesel está sendo produzido na Revap (Refinaria Henrique Lage), em São José dos Campos.

O produto é comercializado pela BR Distribuidora, que pretende expandir as vendas para outras localidades em função da aceitação por parte dos consumidores. A BR detém hoje 40% do total do mercado de combustíveis do País.

"O diesel Verana foi desenvolvido pelo Centro de Pesquisa da Petrobras. Fizemos uma pesquisa de mercado com os consumidores para chegar ao produto final", disse a gerente de comercialização da Petrobras/Revap, Lia Martins Pereira.

Pesquisa
Segundo Lia, a unidade de São José está ficando especializada na produção de combustíveis especiais, como o diesel produzido exclusivamente para o velejador Amyr Klink, com o objetivo de não congelar em baixas temperaturas. "Temos feito alguns combustíveis especiais. Esta linha tem uma demanda garantida."

Segundo o consultor de Desenvolvimento de Produto da Revap, Volnei Roberto de Oliveira, o aroma de banana caramelizada oferece mais conforto aos tripulantes das embarcações, mas o novo diesel agrega ainda outras vantagens.

"Ele não faz espuma durante o abastecimento, proporciona uma redução de 98% na emissão de enxofre, otimiza o consumo e o desempenho do motor. A produção de fumaça também é bem menor."

Segundo a Petrobras, em comparação ao óleo diesel marítimo comum, o Verana proporciona redução de fumaça em até 83%.

Marcadores: , , ,


1 Comments:

Blogger Unknown said...

AHN? Banana?

1:24 AM  

Postar um comentário

<< Home