sábado, julho 08, 2006

Solilóquios

Constatei hoje, para minha desolação, que raciocino como um engenheiro. Isso implica em dizer que não sou lá muito inteligente. Citando o exemplo definitivo de um livro de Dilbert, "o engenheiro vê uma banana e em vez de descascá-la se põe a bolar uma forma de automatizar o processo de descascar bananas, o que a longo prazo poderia ser até útil, mas como só vai comer uma banana mesmo, é um total desperdício". O exemplo não era nem exatamente esse, eu falei com minhas palavras idéias minhas, o que me torna alvo da minha própria citação.
Voltando: minha capacidade de explicar coisas é extremamente limitada. Em vez de te dizer que 1+1=2, eu provavelmente vou perder mais tempo bolando uma forma diferente de chegar a esse resultado do que foi empregado na construção do universo como asism o conhecemos em slow-motion e com direito a reprises dominicais.
Por certo engenheiros tem esse quê de improdutividade contraditória em uma ironia lasciva, já que tudo que eles mais querem é produtividade, e poupar tempo/trabalho que seriam melhor gastos fazendo outra coisa qualquer - que a julgar pela maioria dos engenheiros, seria tentar automatizar outra coisa pra ganhar tempo, e assim sucessivamente em uma espiral autofágica risonha e serelepe.
Me considero também extremamente humano. Há quem diga que faço Direito, inclusive. Essas verdades profundas são compatíveis com essa constatação? Pode a busca pelo humano ser negligenciada pela busca de sua própria satisfação, ou é um trabalho que se auto-justifica a si próprio em sua própria ação? (Aprendi com a experiência que pleonasmo pouco é bobagem)

Direito geralmente não rima muito com conhecimento profundo, então espero atingir ao menos uma fatia razoável de compreensão desse mundo todo repleto de alegria algum dia. Até lá, vou continuar explicando coisas que poderiam ser ditas em uma frase, em horas e horas. Mas já dizia Flaubert - isso, agora o ápice pseudo, uma citação francesa! - não tenho tempo pra escrever tão pouco. Mesmo assim, acho que sou prolixo.