segunda-feira, julho 16, 2007

O Futuro


Hoje tive uma das minhas idéias excêntricas (megalomaníacas/insanas/bizarras/legais - dependendo do quanto você gosta de mim) que vou tentar depurar mais tarde. Mas no meio desse pensamento me surgiu uma pergunta que me pareceu interessante. Questionei a Daniel (DB), que sugeriu que eu postasse aqui e fizesse uma pesquisa. Pois bem, conhecendo meu/nosso público, sei que se trata de jovens, e isso me basta.

A pergunta é a seguinte: "como você se sente como o futuro do país do futuro?". Eu sei que esse termo não é exatamente criativo, mas o ponto é precisamente a sinceridade da sua resposta. Você, João ou Maria, Vitor ou Ana, brasileiro e brasileira mundano(a) e banal, como se sente sendo o futuro de um país predestinado a acontecer? Como se sente nas engrenagens dessa profecia? Não posso falar mais senão vou começar a dar idéias.

Não é só uma questão de política, de fazer sua parte na democracia. É um ritual de transição pra a vida adulta, do dever-ser para o ser. Não olhar pra o que você poderia ser quando crescesse, mas ou sê-lo ou se afogar na frustração. E afinal, o futuro está longe? Ou uma pergunta que faz mais sentido pra mim, talvez não faça sentido algum pra vocês: você consegue se sentir incluso no conceito de país? Fora meu charmoso sotaque, tenho a etiqueta made-in-brazil?

Indiferente do dilema "nacionalismo/patriotismo é bom?", só me pergunto aonde queremos ir, para enfim começarmos a criar nosso próprio "estilo régio", nossa convicção do que seremos e podemos esperar do futuro.

1 Comments:

Blogger suzana said...

o país do futuro acontece é no presente.

e ainda seremos os mesmos e viveremos como nossos pais.

:*

3:58 PM  

Postar um comentário

<< Home