quinta-feira, julho 13, 2006

Alô?

Não sei se já comentei com vocês o quanto eu odeio o telefone. Antigamente eu até gostava, hoje nutro um um ódio apocalíptico. Isso me traz problemas. Primeiro: passo por antipático. Segundo: torna o telefone pouco prático pra mim, até porque do momento que atendo eu já tou pensando em como terminar a conversa pra desligar o maldito aparelho. Aprendi com Ricardo César, um amigo dos anos dourados no Henrique Castriciano uma fórmula mágica, o "Pois Então Tá". Vou exemplificar o uso desse maravilhoso instrumento, enquanto simulo um diálogo corriqueiro ao telefone, adicionado de sua - providencial - tradução.

- Alô?
- Oi! [Vamos pular esse negócio de "Alô" e vamos ao que interessa]
- Oi, Artur, tudo bem?
- Oi, tudo tranquilo, e você? [Pule as amenidades, por favor. Diga que tá tudo bem e vamos adiante, você com certeza não ligou pro seu terapeuta]
- Tudo bem. escuta, {assunto trivial que provavelmente poderia ser resolvido com um e-mail}...
- {interrompendo a pergunta} Ah, é tranquilo, é só você apertar cima cima, baixo baixo, esquerda direita esquerda direita X Y. No duro. [Não sei se foi isso que você perguntou, mas talvez te satisfaça e você me deixe em paz]
- Ah, legal, mas eu queria saber algo tipo {mais um assunto enfadonho}...
- Sei... [PARA, PARA TUDO! O que eu falei sobre pular amenidades e ir direto ao que interessa?]
- Então, o que você acha? {ele não quer pernsar por si, e liga pra terceirizar o serviço pro bono}
- Eu acho que quem não tem cão caça com gato e quem com ferro fere com ferro será ferido. [pílula de sabedoria aleatória retirada de alguma revista ou livro que eu tenha folheado recentemente. Simultaneamente, concentro energia pro golpe final.]
- Ah, Entendi, entendi. <- claramente uma mentira.
- Pois então tá... [WO-HAH! HE SHOOTS...] Valeu aí e depois a gente se fala!
- Er... falou! [HE SCORES!!!! GOOOOOOOOOOOOOOOOAL!]

Assim que se termina uma conversa incômoda por telefone. Um dos entretantos de uma conversa apocalíptica assim, é a costumeira mal-interpretação dos grunhidos. Especialmente ao dizer tchau. Quando os dois polos do diálogo (ou mais, se você for minha prima e amar conferências por celular) entram em um acordo tácito que a conversa precisa acabar por aí, todo mundo se despede ao mesmo tempo, disparando informações como: "amanhã a gente resolve", "dê comida pro cachorro", "lembre-se, a senha é 010203", ou qualquer informação que porventura seja relevante. Ouve-se um amontoado de grunhidos e todo mundo diz boa noite e deixa pra lá.

E dizem que eu tou me tornando socialmente indisposto. Mentira, eles que me enchem o saco ;P

--- adendo cauteloso ---

calma amigos, isso não foi endereçado a vocês! É que uma mocinha ficou ligando aqui hoje pra falar com minha mãe, e tal :P

easy, easy!

3 Comments:

Blogger Erika said...

Que bom que a gente só conversa pelo MSN ;)

11:40 PM  
Blogger Unknown said...

Peraí, era "cima cima baixo baixo esquerda direita esquerda direita B A Start". :P

6:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ah, mas reza a lenda da ética telefônica que a pessoa que ligou tem q encerrar a conversa... Portanto o "pois então tá" deveria partir dela... Pq senão vc passa por antipático do mesmo jeito
Eu sei eu sei, vc tá pouco ligando :p
E eu sei que vc não é antipático. E eu tb não sou muito fã de telefone, mas aprendi a despistar minha aversão com o tempo, apesar de ainda só usar quando estritamente necessário

6:59 PM  

Postar um comentário

<< Home