quinta-feira, junho 08, 2006

Alice in Chains

Ontem, no início da noite, eu fazia o que faço basicamente toda noite. Vou pegar meu pai no trabalho, no lugar de minha mãe que tá ocupada ou com preguiça. Saí correndo da casa de Marc, enfrentei nosso trânsito proporcionalmente caótico, e encontrei meu pai, como sempre, cansado após um longo dia de trabalho. Ele levou um susto com a cesta básica de livros que peguei emprestado da Profa. Rosenite - Dois volumes do Grócio, um do Gentili, edição novinha, um luxo só - e sentou no banco da frente ao meu lado, com um suspiro de dar dó.

- E aí pai, quais são as notícias do front? - sempre começo nossas conversas assim.

- Cansado. Você viu aquela bagunça no congresso? - e ele sempre responde assim.

Daí nós, como sempre, conversamos sobre quinzilas jurídicas diversas. Crimes Hediondos, Delação Premiada, Invasão ao Iraque, e afins. Essa semana o cardápio estava recheado de quitutes. Julgamento da Suzanne, MLST quebrando a câmara, Detonação do detonauta... Nada de realmente chocante, e tudo condicionava as mesmas conclusões:

1 - As pessoas vão continuar querendo aumentar o número e a gravidade de crimes.
2 - As pessoas vão continuar pondo a culpa de tudo nos outros.
3 - As pessoas vão esquecer tudo semana que vem.

Mas ontem não. Ontem tínhamos algo novo. O TSE - Tribunal Superior Eleitoral, para os não-iniciados e não-condenados - decidiu, por 6x1, aloprar na regra da verticalização. Poupando a conversa pra bacharel dormir: Só vai poder fazer coligação nacional. Se o PQP se aliar ao VTNC pra concorrer no estado de PM, essa coligação vai ter de se repetir em TODO o Brasil. Isso significa que se você vota no partido, você vai estar votando na ideologia, na coesão, na razão.

Ficamos exultantes. Durante os vinte minutos que separam o escritório do meu pai até a padaria, preconizamos um mundo melhor, onde as pessoas se amariam, viveriam em união e paz, e votariam em seus representantes por coerência ideológica com a proposta do partido, não pelo candidato ser "simpático". Ah, sim, e fomos pra casa felizes.

Mas hoje vejo a notícia: "Marco Aurélio recuará em 100% de sua decisão sobre verticalização mais rígida". Postarei a seguir o comentário, perfeitamente pertinente, do blog do FernandoRodrigues.

Sabe como Alice se sentiu ao chegar no mundo das maravilhas? Aquela história de pessoas encolherem e aumentarem com líquidos estranhos, desaniversários todos os dias, gatos esquizofrênicos e monarcas decapitadores - que por sinal já me rendeu um zero, mas isso é história pra outra ocasião - entre outros elementos de uma fauna funesta?

Hoje eu me sinto assim, nesse lupanário que é o Brasil. Meio que uma Alice acorrentada, sem chance de retorno.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eu nunca havia lido o seu blog. Comentar então... Só não resisti por se tratar de Alice. Porque eu me sinto "Alice" sempre que me sinto (Oq não acontece sempre. Graças a deus?)
Enfim, foi um comentário sem propósito, conclui isso agora que comecei a escrever e não tenho absolutamente nada a dizer-te. É pra lembrar-te de que ainda existo, se um dia vc voltar a existir pra mim e talvez, comigo. Saudades, do que nunca foi e já era. Bjo-te.

11:45 PM  

Postar um comentário

<< Home