quinta-feira, maio 04, 2006

Pseudos pseudos e pseudos...

Susi - sempre ela - veio comentar que eu não posso ficar falando de pseudo-intelectuais, nem pra malhar, porque é coisa de pseudo-intelectual.

Ela tem uma parcela de razão. Mas acho que preciso pensar um pouco sobre o que isso quer dizer.

O famigerado pseudo-intelectual é uma das muitas criaturas que habitam a fauna jovem atual, assim como os emos, os moderninhos, os cachaceiros, os indies, os cults, os pintas, e por aí vai. Essas denominações não são auto-excludentes. É comum encontrar jovens que se encaixam em vários estilos, especialmente se você for natalense, aí você tende a ser quase tudo. Ele (ou ela) se caracteriza por ter um conhecimento intelectual falso, portanto, pseudo. Aparenta ser o bam-bam-bam das quebradas, e não sabe de nada. O famoso leitor de orelha de livro, o rebelde por adesão.

Mas acima de tudo, o pseudo-intelectual sempre vê o mal no outro.

Nunca vi um pedreiro chamando um colega de intelectualóide. Você viu?

Não sei como chegamos a esse estado de fatos em que cultura e intelectualidade é um bem tão controverso. Ao mesmo tempo em que todo mundo diz que tem, todo mundo acha normal não ter, isso quando não joga pedra em quem tem.

Isso parece contraditório pra você? Pra mim também.

Faz pouco tempo tive uma discussão grande que poderia ser entitulada: "Garfinhos de Ervilha - Como a evolução da etiqueta alimentar simboliza uma cultura segmentada de estratificação social", em que alguns amigos e eu discutíamos sobre a importância da etiqueta. Aquela dos tantos tipos diferentes de colher e tantos tipos diferentes de garfos e facas. Deixo logo claro que minha opinião é de que essa etiqueta é tão importante quanto outra etiqueta que diz que macarrão se come com garfo e faca, nem mais nem menos.

O problema é que a solução mais fácil e rápida é dizer que o outro tá com frescura e que aquilo é desnecessário. Rápida e fácil demais.

Mas o que realmente me revolta é ver o padrão cultural adotado ser o da "revolução". Não leia Veja, leia Carta Capital! Não assista Globo, assista Sbt (não sei nem se tem alguém que diria isso)!

Daqui a pouco tentar estudar vai ser crime, tamanho o pacto com a mediocridade superficial...

Ah, claro, e tem a hipocrisia. Esse mal ao menos eu sei que não existe só nos outros, também existe em mim :P

Mas ficar sem malhar de pseudos é ruim demais, São Bukowski que me perdoe... :/

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ta, se voce olhar meu post de ontem vai ver que eu concordo com vc. Meu problema ocm os pseudos é que els me irritam por que usam uma suposta intelectualidade para conseguir status e pra mim qualquer forma de conseguir status é abominavel. entretanto gosto dos intelectuais de verdade e gostaria de ser como eles.

10:26 AM  
Anonymous Anônimo said...

garfinhos de ervilhas têm uma função social, vcs não concordariam...:P

5:11 PM  

Postar um comentário

<< Home