sábado, outubro 14, 2006

[EDITADO] Coincidencia?

Creio que todos meus leitores conhecem, nem que seja por foto, a famosa Ponte JK, que atravessa o Lago Paranoa, em Brasilia. Eu particularmente acho-a uma belissima construcao, digna de ser conhecida, que nao deve nada a outras pontes ao redor do mundo, por mais antigas, altas e extensas que fossem. Por ora, um refresco para nossa memoria de suas linhas arquitetonicas:



Mas, nao eh que hoje decido ir ao Aquario Publico do Porto de Nagoya (cuja a visita vou resumir em "se estiver na cidade, nao deixe de visitar") e me deparo com esta passarela que liga o conjunto de predios do aquario a um velho navio, que serve de museu, e a um predio de controle do porto?



?!

Nem me liguei de checar no local a data de inauguracao da passarela, mas, na busca de uma foto da Ponte JK para fazer o post, descobri alguem que jah tinha [EDITADO] percebido a semelhanca que ora relato. E lah consta que a construcao daqui eh de 1989, e a de Brasilia de 2002!

Coincidencia?

Por se tratar de uma obra de engenharia construída na Capital da República, num espelho d’água privilegiado pela proximidade com o Palácio da Alvorada e com as mansões do Lago Sul, a Ponte JK foi classificada como Obra de Arte Especial (OAE), apresentando características de ineditismo, seja no aspecto arquitetônico, como no estrutural.

No último mês de Junho, durante a 20a Conferência Internacional de Pontes, realizada em Pittsburgh (EUA), o governador Joaquim Roriz (Brasília – DF) e o arquiteto Alexandre Chan receberam a medalha Gustav Lindhental das mãos do presidente da Sociedade dos Engenheiros do Estado da Pensilvânia (EUA), homenageando “a mais bela ponte do mundo de 2002”
[Trecho retirado do site da Associacao Brasileira de Construcao Metalica]

[EDITADO]

Alguem sabe dizer (ou tah com paciencia pra pesquisar no Pai Google) de alguma pendenga autoral a respeito do projeto?

3 Comments:

Blogger Wagner Artur said...

eu sei que tem uma ponte parecida com essa em Buenos Aires, acho que se chama ponte da dama, ou coisa parecida, só que ela se desloca perpendicularmente pra passagem de barcos :)

1:08 PM  
Anonymous Daniel said...

Achei essa tal "Puente de la mujer", mas nao parece com a JK...

6:48 AM  
Anonymous Anônimo said...

segundo minha irmã - estudante de arquitetura e fonte relativamente segura.. :P - o formato da ponte JK não é inédito, aliás, tem a ver com alguma coisa q atravessa gerações e gerações de arquitetos q eu não faço a menor idéia do q seja. :P

6:22 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home