domingo, outubro 22, 2006

Convicções Políticas, afinal

Você provavelmente tem orkut, então dê uma olhada neste tópico, por gentileza. Eu espero.

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=61574&tid=2493851685018646367

Viu?

Isso pra mim simboliza a razão pela qual eu não consigo votar de novo no PT - eu votei na eleição passada. Me parece que o esquerdismo deste país carece visceralmente de auto-crítica, e é de um maquiavelismo surpreendente. Eu postei meia dúzia de posts entitulados "convicções políticas" aqui no blog, e obtive resposta semelhante em todos eles. Diretistas apoiavam e esquerdistas diziam que a esquerda é podre. Toda essa história começou quando, ao mostrar aquele vídeo em que alguém comenta uma entrevista antiga de Lula pra um amigo, este me rechaçou e me acusou praticamente de crime de Lesa-majestade. Ao divulgar o vídeo eu estaria violando a honra daquele que acabou com a pobreza e a fome do país, eletrificou milhões de domicílios, salvou o planeta do El Niño, entre outras proezas. Diante da reação, não pensei duas vezes: eu PRECISO divulgar isso, é uma questão de ética. Sendo mentira ou sendo verdade, é preciso que se dê alguma credibilidade ao povo brasileiro pra que este seja capaz de criar algum senso crítico e aprender que é preciso se votar com irresponsabilidade. O contrário é assumir uma postura análoga àquelas seitas pseudo-evangélicas que acham que TV é coisa do demônio. Com medo de uma eventual "contaminação", se destrói o "meio contaminador" para evitar que "incautos" caiam na cilada do inimigo.

Na minha terra isso se chama censura, de onde eu venho isso é prática de regimes autoritários. É o feitio de quem considera que o povo não está preparado para julgar por si, então os donos da verdade precisam fazer as escolhas por ele.

Desnecessário dizer: esse é o caminho que estamos seguindo. Se você não está conosco, está a serviço da Ditadura, o regime burguês que controla nossas vidas secretamente. É tudo uma artimanha do besta-fera pra tomar nossas almas. Será que é tão intolerável assim a idéia de que eu posso discordar de você sem ser seu inimigo? Será que democracia é uma ilusão tão canhestra a esse ponto?

Eu não concordo com muitas coisas propostas por Geraldo Alckmin e pela agenda do PSDB, mas a "grande mentira" de que a oposição é maligna, proposta pelo PT, é simplesmente um acinte... Em vez de dizer: os programas do adversário são ruins aqui, e ali - não seria difícil fazer assim - respondem dizendo "ele só sabe privatizar", ou ainda mais grave, "ele é da Opus Dei". E qualquer acusação feita ao seu governo é "intriga da oposição", ou ainda mais deprimente, "coisa que todo mundo faz".

Hoje mais cedo eu lia uma reportagem - vou postar o link no final - com uma entrevista com aquela filósofa responsável por aqueles quadros do Fantástico. In verbis: "o problema grave do PT é ter feito a população acreditar que a corrupção não tem solução". Mais adiante: "a filósofa afirma que PT e PSDB são parecidos, pois 'não enfrentam adequadamente os grandes problemas brasileiros, como o funcionamento de um Estado que parece ter sido feito para a corrupção'. 'Afinal', pergunta-se, 'toda essa máquina pública é necessária e privatizar é mesmo a grande solução?'"

Então, em vez de considerar o contexto como posição A contra posição B, temos "O governo do povo" contra "governo da minoria burguesa". Tudo que este faz traz benesses a todos, o que aquele faz só traz benefícios a alguns.

É impressionante ver que na revolução dos bichos mesmo todos os animais sendo iguais, alguns são mais iguais que os outros. Alguns se encarregam de levar a verdade que os outros não conseguem ver...

Platão contorce-se desesperadamente, do lado de fora da caverna aparenta ser uma noite eterna, sem sombra alguma...

RESUMO PRA QUEM NÃO LEU O RESTO POR FALTA DE SACO:

Não sou tucano. Não voto no PT. Acho Lula ou ladrão ou burro. Acho Alckmin despreparado, mas mais preparado que Lula, o que até nosso finado hamster Salsinha era, que Hamtaro a tenha. Me reservo ao direito de votar nulo por egoísmo. Considero que o Brasil tá no caminho certo, afinal, é errando que se aprende.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

então lula é ladrão ou burro pra vc, né, artur?

nós vivemos numa democracia representativa, sendo assim eu voto em alguém pra me representar e vc apresentou as qualidades deste alguém, inferindo - ou eu não me importo com a ladroagem, ou sou tão burra quanto meu representante, ignorante e alienada por não identificar nada disso em lula. depois você reclama que pra mim é preconceituoso ou ignorante quem não admite ou não vê a competência e o compromisso dele com os mais fodidos neste país , me acho dona da verdade. eu sou dna. da minha verdade tanto quanto você é da sua.

o pt precisa de humildade, precisa mesmo, lula precisa fazer muito mais (não sozinho, isso não existe) e vc precisa me explicar o que coréia tem a ver com brasil, porque o dia em que a esquerda for uma e a mesma em todos os países e contextos históricos, com o mesmo tipo de relação e visão do capitalismo, eu paro de estudar, vou tentar ser chef de cozinha em algum lugar e não me admiro nada que vc pense que a minha contribuição política ao mundo valha menos do que seguir essa outra carreira.

6:09 PM  
Blogger Wagner Artur said...

pra mim ele é sim, Susi.

O que falta ao PT, e falta àquele cidadão é reconhecer que há lados, há posições. Tanto não critico a esquerda em si que não falo nada contra o PSOL, e todos aqueles PSTUs da vida. Meu caso é com o PT.

Não é nada contra a esquerda, contanto que ela entenda que é a esquerda, e não a verdade. Assim como a direita é a direita, e não a verdade. É parar de achar que tudo que não é esquerda é contra o povo.

Tem casos como o das privatizações: Custa dizer que é uma "alternativa não-vantajosa para o país"? Eu já acho errado, dizer isso, mas ao menos seria mais consciente do que acusar de crime.

Eu não acho que eu sou dono da razão, só acho que essa postura petista mais atrapalha que ajuda o país a longo prazo.

Sinto muito que você tenha se ofendido :/ Por mais que não goste dos tucanos, da vontade de ver Alckmin eleito pra que você veja que eu o criticaria do mesmo jeito, sinceramente.

11:58 PM  
Anonymous Anônimo said...

Fonte do vídeo: Songun Blog
www.songun-blog.blogspot.com

profile:
"Single-mindedly united as one under the Banner of Songun held aloft by the Dear Leader Comrade Generalissimo Kim Jong Il, brilliant statesman, political genius, and invincible military commander"

cada um com suas deduções e conclusões...

1:12 AM  
Anonymous Anônimo said...

pelo jeito você está um passo à frente na escala evolutiva. depois me conta qual é a sensação de estar acima do bem e do mal, e quantos anos de luta política e militância salsinha teve.

4:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

sempre achei artur diferente, no bom sentido, mais racional que as outras pessoas, mas nunca achei que isso incomodaria tão profundamente as outras pessoas...
"você está um passo à frente na escala evolutiva" isso realmente deve ser bom!!!! acho que, para enteder de política, não precisa ter passado por lutas e militâncias! (ele provou isso!)

6:29 PM  

Postar um comentário

<< Home